Fale com elas

COORDENAÇÃO
Antonia Regina
Fotógrafa e documentarista trabalha há 16 anos com comunidades caiçaras do litoral do Paraná até o litoral sul fluminense. Entre os trabalhos está fotografia e produção do documentário "Teu canto de praia", a série de documentários “ Caminho da Escola” do SESCTV, o CD "Ciranda Caiçara de Paraty" e a pesquisa Paraty Ciranda: a música como resistência no Museu do Forte em Paraty. A documentação em fotos e vídeos do Intercâmbio Cultural Brasil/Portugal - As Marcas de Valadares. Uma investigação sobre as viola caiçara da Ilha dos Valadares em Paranaguá e a viola beiroa em Portugal A comunicação de fotos e vídeospara Ô de Casa! Mobilização, Articulação e Salvaguarda do Fandango Caiçara nas cidades de Paranaguá, Guaraqueçaba, Iguape, Cananéia e Ubatuba.

CO-PESQUISADORA
Mestra Lauriana Lucia Oliveira dos Santos
Conhecedora de todas as danças e tradições, família de tocadores, acompanhava avós e tios que saiam pelas roças e eu acompanhava. Aprendeu muito com seu tio Orlando que foi um grande mestre do fandango em Ubatuba. Toca desde os 10 anos acompanhando os mais velhos. Fazia parte do antigo grupo Xiba e Fandango do Prumirim Mestre Orlando. Em 2005 passou a acompanhar o Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba tocando viola e violão. Hoje possui o grupo de crianças no fandango Sementes do Prumirim Mestra Lauriana. Acompanha a Folia do Divino fazendo o tipe e tocando a caixa da folia Hoje mora no Prumirim.

CO-PESQUISADORA
Lara Bulhões
Moradora da comunidade Caiçara de Tarituba em Paraty onde atua em trabalhos sociais de resgate a cultura Caiçara juntamente ao Grupo de dança folclórica: Ciranda de Tarituba, onde participa, principalmente, como dançarina. Nascida em uma família de cirandeiros, bisneta do mestre Chiquinho e filha do mestre Pardinho, iniciou na ciranda dançando ainda muito pequena, e apesar de estar ainda em aprendizado, trás consigo os ensinamentos que são passados de geração a geração por seus ancestrais. Trabalhou na Biblioteca Comunitária Ciranda de Tarituba, como monitora, fazendo mediações de leituras.

DESING, ARTE E CENOGRAFIA
Aldia Bulhões
Paratiense, filha neta e bisneta de mestres cirandeiros da comunidade tradicional de Tarituba. É designer com especializações em styling, assessoria de imagem, e curadoria de arte. Atualmente atua como agente cultural, educadora popular, e mediadora de leitura na rede de Bibliotecas Comunitárias Mar de Leitores. Integra o conselho municipal de políticas culturais no setorial de Patrimônio Imaterial, Também é integrante do grupo Ciranda de Tarituba, do coletivo SOMAR economia Solidária e da Coletiva Mulheres da Terra.

CO- ORIENTADORA DE PESQUISA
Dibe Ayoub
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado na mesma instituição e bolsista Faperj PDR-10. Também integra o grupo de pesquisa Gênero e Ruralidades e o Collective of Agrarian Scholar-Activists from the South (Casas). Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense, e atuou como professora colaboradora no CPDA/UFRRJ. Realiza pesquisas com comunidades tradicionais e movimentos sociais no Paraná, interessando-se por temas como conflito, violência, terra, política, gênero, relações humano-animal.

DIALOGO AUDIOVISUAL
Lilian Solá Santiago
Professora de Cinema e Audiovisual, Pesquisadora e Documentarista. Doutoranda na ECA-USP - Programa de Meios e Processos Audiovisuais. É Mestre em Integração da América Latina (2005) pela Universidade de São Paulo - USP e possui Graduação em História (1998), também pela USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Realização Cinematográfica e Audiovisual - produção, direção e roteiro. Atua com formatos e suportes tais como Cinema e Vídeo e instalações multimídias. Em suas pesquisas e projetos artísticos, destacam-se temas ligados à Antropologia das Populações Afro-brasileiras. Dirigiu vários filmes documentários ganhadores de importantes prêmios no Brasil e no Exterior. Atua como professora-cineasta no Curso de Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Salto - SP, desde 2010, onde coordena e orienta a realização de filmes de curta metragem da Kimera Filmes, produtora experimental do Curso. Em Salto, também organiza o Curta Salto - Festival de Cinema de Salto, que está em sua sétima edição. Em 2014, foi uma das ganhadoras da Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros, com o projeto multimídia "Casa da Memória Negra de Salto", um documentário expandido para inserção da história e cultura afro-brasileira na exposição permanente do Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso, ativada mensalmente pelo sarau e café coletivo "Café com Pretos", desde 2019. Como pesquisadora, participa do Lab-Arte-Mídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), na ECA-USP, sob coordenação do Professor Doutor Almir Almas, desde 2017.

APOIO PRODUÇÃO
Aline Braida
Cirandeira, caiçara da praia de Tarituba, descendentes de cirandeiros, vive essa manifestação Cultural desde que estava na barriga da mãe. Formada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ. Participa da Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras.
Gostaria de participar da pesquisa?
A proposta é ser um projeto colaborativo entre mulheres. Se deseja entrar nessa roda, entre em contato:
24 99983-7897